top of page
ginastica artistica.png

A ginástica artística tem uma longa e rica história que remonta à antiguidade, mas sua forma moderna começou a se desenvolver no final do século XVIII e início do século XIX na Alemanha e na Europa.

No século XIX, figuras como Friedrich Ludwig Jahn, conhecido como "o pai da ginástica", promoveram o desenvolvimento da ginástica como parte integrante da educação física. Jahn introduziu aparelhos como barras paralelas, argolas e cavalo com alças.

A ginástica artística tornou-se um esporte competitivo no final do século XIX, com competições na Suíça e na Alemanha. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) foi fundada em 1881, estabelecendo padrões e regras para o esporte.

Nos Jogos Olímpicos modernos, a ginástica artística fez sua estreia em 1896, em Atenas. As mulheres começaram a competir em 1928, nos Jogos de Amsterdã. O esporte evoluiu com o tempo, incorporando novos elementos, movimentos e rotinas coreografadas.

Estados Undios, China e Romênia têm sido potências tradicionais na ginástica artística, produzindo muitos campeões olímpicos e mundiais. O esporte é caracterizado pela combinação de força, flexibilidade, graça e precisão em apresentações de rotinas em aparelhos como barras assimétricas, barra fixa, solo e trave. A ginástica artística continua a ser um dos esportes mais assistidos e apreciados nas competições internacionais.

GALERIA

bottom of page