handball.png

A queimada, muitas vezes conhecida como "dodgeball" em inglês, é um jogo esportivo em que dois times competem arremessando bolas e tentando acertar os jogadores do time adversário. Embora não tenha uma história tão formal quanto alguns esportes tradicionais, a queimada tem suas raízes em jogos populares ao longo do tempo.

Aqui estão alguns aspectos da história da queimada:

1. Origens Informais: Jogos de arremesso e esquiva têm sido praticados informalmente em várias culturas ao longo da história. A queimada, como a conhecemos hoje, tem semelhanças com jogos tradicionais de arremesso de objetos.

2. Desenvolvimento nas Escolas: A queimada ganhou popularidade nas escolas como uma atividade recreativa e esportiva. Sua simplicidade e a capacidade de envolver muitos participantes a tornaram uma escolha comum em programas de educação física.

3. Regras Variáveis: A natureza informal do jogo levou a variações nas regras em diferentes regiões e contextos. Algumas versões do jogo incluem a regra de queimar um jogador atingido, enquanto outras enfatizam pegar uma bola arremessada pelo time adversário.

4. Aspectos Competitivos: Embora a queimada tenha começado como um jogo recreativo, tornou-se mais organizada ao longo do tempo, com competições em escolas e eventos recreativos. Algumas organizações até promovem torneios de queimada.

5. Inclusão e Adaptação: O jogo evoluiu para incluir variações que se adaptam a diferentes idades e habilidades. Existem versões competitivas de alto nível, bem como formas adaptadas para crianças e adultos.

Embora a queimada seja muitas vezes vista como um jogo informal e recreativo, ela desempenha um papel significativo em introduzir pessoas ao espírito esportivo, trabalho em equipe e atividade física. Sua história é mais centrada em sua evolução como uma atividade recreativa do que em uma tradição esportiva formal.